sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Evangelho do dia - ANO B - DIA 16/10 - (Lc 12,1-7)



Não tenhais medo! - Lc 12,1-7


Entretanto, milhares de pessoas se ajuntaram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de oculto que não venha a ser revelado, e não há nada de escondido que não venha a ser conhecido. Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, nos quartos, será proclamado sobre os telhados. A vós, porém, meus amigos, eu digo: não tenhais medo dos que matam o corpo e depois não podem fazer mais nada. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei Aquele que, depois de fazer morrer, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este deveis temer. Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Mensagem do dia - 15/10/2015

15/10 Ao professor, com carinho
Mestre! 


És mais que uma pessoa, és símbolo, paixão, ideal, sonho! 
Mito de um ser que tudo sabe, 
Ídolo dos belos anos da adolescência, companheiro, 
amigo, mão que se estende na complexidade dos caminhos da vida.

Muitos mitos, ídolos, amigos, companheiros passaram por nossa vida, 
comunicaram conhecimentos, abriram nossas mentes, 
proporcionaram parâmetros, despertaram valores. 

Mas, os anos foram passando... 
Conhecimentos esquecidos, normas ultrapassadas, 
novas formas, novos hábitos, novos costumes, 
mas, no nicho sagrado das lembranças, permanece o Mestre. 
Ele será para sempre alguém muito especial, 

referência segura que ilumina e faz discernir caminhos. [...]

Evangelho do dia - ANO B - DIA 15/10 - (Lc 11,47-54)


Ai de vós... - Lc 11,47-54


“Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas! No entanto, foram vossos pais que os mataram. Com isso, sois testemunhas e aprovais as ações de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: ‘Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e a alguns, eles matarão ou perseguirão; por isso se pedirá conta a esta geração do sangue de todos os profetas derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o Santuário. Sim, eu vos digo: esta geração terá de prestar conta disso. Ai de vós, doutores da Lei, porque ficastes com a chave da ciência: vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”. Quando Jesus saiu de lá, os escribas e os fariseus começaram a importuná-lo e a provocá-lo em muitos pontos, armando ciladas para apanhá-lo em suas próprias palavras.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Evangelho do dia - ANO B - DIA 14/10 - (Lc 11, 42-46)



Ai de vós que deixais de lado a justiça - Lc 11,42-46


“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Isto é que deveríeis praticar, sem negligenciar aquilo. Ai de vós, fariseus, porque gostais do primeiro assento nas sinagogas e de serdes cumprimentados nas praças. Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais as pessoas andam sem saber”. Um doutor da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas também a nós!”. Jesus respondeu: “Ai de vós igualmente, doutores da Lei, porque carregais as pessoas com fardos insuportáveis, e vós mesmos, nem com um só dedo, não tocais nesses fardos!”.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Meditação dia 13/10




   MEDITAÇÃO (CAMINHO)


"Em que consiste a felicidade que brota dum coração puro? Partindo do elenco dos males enumerados por Jesus, que tornam o homem impuro, vemos que a questão tem a ver sobretudo com o campo das nossas relações. Cada um de nós deve aprender a discernir aquilo que pode 'contaminar' o seu coração, formando em si mesmo uma consciência reta e sensível, capaz de 'discernir qual é a vontade de Deus: o que é bom, o que Lhe é agradável, o que é perfeito' (Rm 12, 2). Se é necessária uma atenção salutar para com a salvaguarda da criação, a pureza do ar, da água e dos alimentos, com maior razão ainda devemos salvaguardar a pureza daquilo que temos de mais precioso: os nossos corações e as nossas relações. Esta 'ecologia humana' ajudar-nos-á a respirar o ar puro que provém das coisas belas, do amor verdadeiro, da santidade." (Papa Francisco)

Evangelho do dia - ANO B - DIA 13/10 - (Lc 11,37-41)



O coração cheio de maldades - Lc 11,37-41



Enquanto Jesus estava falando, um fariseu o convidou para jantar em sua casa. Jesus foi e pôs-se à mesa. O fariseu ficou admirado ao ver que ele não tinha feito a lavação ritual antes da refeição. O Senhor disse-lhe: “Vós, fariseus, limpais por fora o copo e a travessa, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai em esmola o que está dentro, e tudo ficará puro para vós”.


segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Santo do dia - 12 de outubro - Nossa Senhora Aparecida

12 de Outubro - Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida


A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D.Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto(MG).


Convocado pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram. Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu.



João Alves lançou a rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Lançou novamente a rede e apanhou a cabeça da mesma imagem. Daí em diante os peixes chegaram em abundância para os três humildes pescadores.



Durante 15 anos seguidos, a imagem ficou com a família de Felipe Pedroso, que a levou para casa, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para rezar. A devoção foi crescendo no meio do povo e muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam diante da imagem. [...]

Evangelho do dia - ANO B - DIA 12/10 - (Jo 2,1-11)




O casamento em Caná da Galileia - Jo 2,1-11


No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava lá. Também Jesus e seus discípulos foram convidados para o casamento. Faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm vinho!”. Jesus lhe respondeu: “Mulher, que é isso, para mim e para ti? A minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei tudo o que ele vos disser!”. Estavam ali seis talhas de pedra, de quase cem litros cada, destinadas às purificações rituais dos judeus. Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água!”. E eles as encheram até à borda. Então disse: “Agora, tirai e levai ao encarregado da festa”. E eles levaram. O encarregado da festa provou da água mudada em vinho, sem saber de onde viesse, embora os serventes que tiraram a água o soubessem. Então, chamou o noivo e disse-lhes: "Todo o mundo serve primeiro o vinho bom e, quando os convidados já beberam bastante, serve o menos bom. Tu guardaste o vinho bom até agora". Este início dos sinais, Jesus o realizou em Caná da Galileia. Manifestou sua glória, e os seus discípulos creram nele.

domingo, 11 de outubro de 2015

Mensagem do dia - Dia 11/10/2015



11/10 Eu fiz você criança



E disse Deus à humanidade: 
Olhe, eu fiz você criança 
para que sempre possa abrir uns olhos novos 
e rir diante da morte ou se voltar a mim, 
alvoroçada de medo ou de esperança, 
e sentir-me Papai, Mamãe, Ternura. 

Eu fiz você criança para que brinque sempre 
com todo esse brinquedo do universo infinito. 
Sem quebrá-lo, porém, e sem se machucar,
minha pequena! 
Sempre brincando juntos os irmãos e as irmãs, 
iguais no jogo! 
Agora começamos mais um novo milênio, 
para você brincar... 

Não vá crescer demais. 
Não vá querer soltar-se de minha mão, pequena! 
Não vá fazer da vida um banco, 
um mercado, um navio de guerra! 
Venha, me olhe, bem no face a face: 
Não está vendo meus olhos em seus olhos? 

Cada dia amanheço neste breve horizonte de seus dias, pequena. 
Cada noite aconchego sua lua espantada. 
Sempre estou acolhendo seus tropeços, 
seus sonhos, seu amor, sua vida, 
que é minha, pequena! 


Pedro Casaldáliga
Retirado do livro: 'Mensagens para o ano todo, vol.2', Paulinas Editora.


Fonte:http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=mensagem&id=688

Evangelho do dia - ANO B - DIA 11/10 - (Mc 10, 17-30)



Que devo fazer para ganhar a vida eterna? - Mc 10,17-30


Jesus saiu caminhando, quando veio alguém correndo, caiu de joelhos diante dele e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”. Disse Jesus: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Conheces os mandamentos: não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, não prejudicarás ninguém, honra teu pai e tua mãe!”. Ele então respondeu: “Mestre, tudo isso eu tenho observado desde a minha juventude”. Jesus, olhando bem para ele, com amor lhe disse: “Só te falta uma coisa: vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. Ao ouvir isso, ele ficou pesaroso por causa desta palavra e foi embora cheio de tristeza, pois possuía muitos bens. Olhando em volta, Jesus disse aos seus discípulos: “Como é difícil, para os que possuem riquezas, entrar no Reino de Deus”. Os discípulos ficaram espantados com estas palavras. E Jesus tornou a falar: “Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!”. Eles ficaram mais admirados e diziam uns aos outros: "quem então poderá salvar-se?" Olhando bem para eles, Jesus lhes disse: "Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível!". Pedro começou a dizer-lhe: "Olha, nós deixamos tudo e te seguimos". Jesus respondeu: “Em verdade vos digo: todo aquele que deixa casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos e campos, por causa de mim e do evangelho, recebe cem vezes mais agora, durante esta vida – casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições –, e no mundo futuro, vida eterna. Muitos, porém, que são primeiros, serão últimos; e muitos que são últimos serão primeiros”.