sábado, 18 de abril de 2015

TEXTOS DE MARIA - Alegria pela ressurreição de Jesus

Alegria pela ressurreição de Jesus

O anjo falou às mulheres: "Vós não precisais ter medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Vinde ver o lugar em que ele estava. Ide depressa contar aos discípulos: Ele ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galileia. Lá o vereis" (Mt 28,5-7).
 
 
Reflexão
 
Maria, a Mãe de Jesus, não foi ao sepulcro. Em seu coração, naquela hora de trevas, brilhava uma luz. A lâmpada da fé permanecia viva e acesa. Os santos acreditam que, ao alvorecer do terceiro dia, Maria foi a primeira a receber a visita do Filho Ressuscitado. Podemos imaginar a alegria e a emoção daquele momento! E quando, mais tarde, chegaram-lhe as notícias do túmulo vazio e das aparições, Maria se comprazia e procurava fortalecer a fé dos discípulos e seguidores de Jesus.
A ressurreição de Jesus renova todas as coisas. Lemos no Livro do Apocalipse: "Ele enxugará toda lágrima dos
[...]

Evangelho do Dia - Ano B - DIA 18/04 - (Jo 6, 16-21)

Não tenhais medo! - Jo 6, 16-21

Ao anoitecer, os discípulos desceram para a beira-mar. Entraram no barco e foram na direção de Cafarnaum, do outro lado do mar. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo a eles. Soprava um vento forte, e o mar estava agitado. Os discípulos tinham remado uns cinco quilômetros, quando avistaram Jesus andando sobre as águas e aproximando-se do barco. E ficaram com medo. Jesus, porém, lhes disse: “Sou eu. Não tenhais medo!”. Eles queriam receber Jesus no barco, mas logo o barco atingiu a terra para onde estavam indo.
 

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Evangelho do Dia - Ano B - DIA 17/04 - (Jo 6, 1-15)

A multiplicação dos pães - Jo 6, 1-15

Depois disso, Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, ou seja, de Tiberíades. Uma grande multidão o seguia, vendo os sinais que ele fazia a favor dos doentes. Jesus subiu a montanha e sentou-se lá com os seus discípulos. Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. Levantando os olhos e vendo uma grande multidão que vinha a ele, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que estes possam comer?”. Disse isso para testar Filipe, pois ele sabia muito bem o que ia fazer. Filipe respondeu: "Nem duzentos denários de pão bastariam para dar um pouquinho a cada um". Um dos discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse: "Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas, que é isso para tanta gente?" Jesus disse: “Fazei as pessoas sentar-se”. Naquele lugar havia muita relva, e lá se sentaram os homens em número de aproximadamente cinco mil. Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. Depois que se fartaram, disse aos discípulos: “Juntai os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”. Eles juntaram e encheram doze cestos, com os pedaços que sobraram dos cinco pães de cevada que comeram. À vista do sinal que Jesus tinha realizado, as pessoas exclamavam: "Este é verdadeiramente o profeta, aquele que deve vir ao mundo". Quando Jesus percebeu que queriam levá-lo para proclamá-lo rei, novamente se retirou sozinho para a montanha. 
 
 

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Quem sou eu diante do meu Senhor? - Papa Francisco

Quem sou eu diante do meu Senhor?


No Domingo de Ramos, o papa Francisco deixou de lado a sua homilia escrita e improvisou uma profunda reflexão recordando os personagens descritos na leitura do Evangelho deste domingo. 

O papa pediu um exame de consciência a todos os fiéis, e com qual personagem nos identificamos.
Papa faz uma pergunta:
Quem sou eu diante do meu Senhor? 
Quem sou eu, diante de Jesus que entra em festa em Jerusalém? Eu sou capaz de expressar a minha alegria, de louvá-lo? Ou me distancio? Quem sou eu, diante de Jesus que sofre?

Ouvimos muitos nomes. O grupo de líderes, alguns sacerdotes, [...]

Evangelho do Dia - ANO B - DIA 16/04 - (Jo 3, 31-36)


Quem crê no Filho possui a vida eterna - Jo 3, 31-36


Aquele que vem do alto está acima de todos. Quem é da terra, pertence à terra e fala coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. Ele dá testemunho do que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, pois ele dá o espírito sem medida. O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna. Aquele, porém, que se recusa a crer no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele.






quarta-feira, 15 de abril de 2015

Evangelho do Dia - ANO B - DIA 15/04 - (Jo 3, 16-21)


A luz veio ao mundo - Jo 3, 16-21


De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem crê nele não será condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus. Ora, o julgamento consiste nisto: a luz veio ao mundo, mas as pessoas amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Pois todo o que pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. Mas quem pratica a verdade se aproxima da luz, para que suas ações sejam manifestadas, já que são praticadas em Deus.


terça-feira, 14 de abril de 2015

Evangelho do Dia - ANO B - DIA 14/04 - (Jo 3, 7b-15)

Nascer do alto - Jo 3, 7b-15



“É necessário para vós nascer do alto. O vento sopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim é também todo aquele que nasceu do Espírito”. Nicodemos, então, perguntou: “Como pode isso acontecer?”. Jesus respondeu: “Tu és o mestre de Israel e não conheces estas coisas? Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu: o Filho do Homem. Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também será levantado o Filho do Homem, a fim de que todo o que nele crer tenha vida eterna”.


Cremos no Deus - Pedro Casaldáliga e José María Vigil





Cremos no Deus de Jesus, 
o que ele nos revela concretamente em sua carne, em suas obras e também em sua Palavra, em sua história viva. 


Cremos no Deus do Reino, 
o Deus de Jesus, que nos revelou seu projeto sobre a história e nos encomenda 
a tarefa de acolhê-lo e construí-lo: o Reino! 

Cremos no Deus encarnado, 
universal mas concreto, que tomou carne, cultura, sexo, dialeto, regionalismo... 

Cremos no Deus da história, 
que se manifesta na história, [...]

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Santuário Nossa Senhora dos Milagres realiza retiro espiritual para os animadores da Pastoral da Crisma


                
                
                
                
                
                
                
               
Neste último final de semana o Santuário Nossa Senhora dos Milagres promoveu um retiro espiritual para os animadores da Pastoral da Crisma. O retiro foi realizado na chácara do Padre Valdir Campelo, na cidade de Puxinanã -PB. 

O retiro foi preparado e realizado pelo Administrador Paroquial do Santuário N. S. dos Milagres Padre Valdir Campelo. Onde em um ambiente orante e de paz interior, os animadores da crisma puderam aproveitar grandes momentos de oração, meditação, dinâmicas, partilhas e desconcentração, que alternaram-se durante os três dias de retiro.

Todos ficaram felizes e renovados pelo que o retiro proporcionou a cada um e às comunidades ligadas ao santuário na qual foram representadas. “Foi um tempo propício para o silêncio e a oração, para o aprofundamento do diálogo com as outras lideranças da comunidade e readquirir entusiasmo no agir pastoral e missionário”, definiu um dos participantes.

Pascom - Fotos: Josicleide Araújo

Evangelho do Dia - ANO B - DIA 13/04 - (Jo 3, 1-8)

Nascer da água e do Espírito - Jo 3, 1-8


Havia alguém dentre os fariseus, chamado Nicodemos, um dos chefes dos judeus. À noite, ele foi se encontrar com Jesus e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus, pois ninguém é capaz de fazer os sinais que tu fazes, se Deus não está com ele”. Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo: se alguém não nascer do alto, não poderá ver o Reino de Deus!”. Nicodemos perguntou: "Como pode alguém nascer, se já é velho? Ele poderá entrar uma segunda vez no ventre de sua mãe para nascer?" Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo: se alguém não nascer da água e do Espírito, não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne é carne; o que nasceu do Espírito é espírito. Não te admires do que eu te disse: É necessário para vós nascer do alto. O vento sopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim é também todo aquele que nasceu do Espírito”.



domingo, 12 de abril de 2015

Evangelho do Dia - ANO B - DIA 12/04 - (Jo 20, 19-31)

Meu Senhor e meu Deus! - Jo 20, 19-31



Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, os discípulos estavam reunidos, com as portas fechadas por medo dos judeus. Jesus entrou e pôs-se no meio deles. Disse: “A paz esteja convosco”. Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos, então, se alegraram por verem o Senhor. Jesus disse, de novo: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou também eu vos envio”. Então, soprou sobre eles e falou: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os retiverdes, ficarão retidos”. Tomé, chamado Gêmeo, que era um dos Doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos contaram-lhe: "Nós vimos o Senhor!" Mas Tomé disse: "Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos, se eu não puser a mão no seu lado, não acreditarei". Oito dias depois, os discípulos encontravam-se reunidos na casa, e Tomé estava com eles. Estando as portas fechadas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!”. Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!”. Jesus lhe disse: “Creste porque me viste? Bem-aventurados os que não viram, e creram!”. Jesus fez diante dos discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.