domingo, 29 de março de 2015

Semana Santa da Páscoa


 “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.”




 Semana Santa da Páscoa.


A quaresma foi para nós um caminho. Passo-a-passo vivemos a festa da  cruz com o coração contrito. Mergulhamos na oração, no jejum e na  caridade. Nosso olhar sempre esteve voltado para Jesus. E uma certeza sempre esteve presente em nós – Com Jesus passaremos da cruz à festa da Páscoa que celebra a vitória definitiva da vida sobre toda morte.

              Iniciamos com o Domingo de Ramos, a semana santa. Somos convidados a viver esta semana inteira, cada dia, celebrando os mistérios da Paixão de Jesus. A expressão paixão nos remete primeiro a uma pessoa apaixonada, quer dizer: cheia de amor. Assim, Jesus se manifestou em cada gesto, em cada palavra, em cada oração... assim, nosso olhar vê Jesus, um homem transbordando de amor. Amor pela causa do Reino do pai, pelo sonho de um mundo fraterno, pelo cosmos pleno de vida... amor pelas mulheres, pelos homens, pelas crianças, pelos jovens, pelos idosos... simplesmente amor. “Deus  Amou tanto o mundo” (  Jo 3,16) – “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.”( Jo 13). Segundo, a paixão comporta, também , a dimensão da dor: Minha alma está agora conturbada.’ ( Jo 12, 27). Afinal o Amor é abertura para o outro. É dar-se de si, é entregar-se. ‘se o grão de trigo, que cai na terra, não morrer, ficará  só; se morrer, produzirá  muito fruto.’( Jo 20, 24) E, nem sempre o outro corresponde. Tudo isso aconteceu com Jesus. Entretanto, nele compreendemos que o amor é superação da dor e até da morte, na experiência da ressurreição. [...]

“agora vocês estão tristes, mas eu ei de ver vocês outra vez, e a tristeza de vocês se transformará em alegria e será uma alegria tão grande que ninguém poderá tirar de vocês...” (Jo 16,20 ).

O cristão que intensamente faz a memória desta paixão, participando ativamente das santas liturgias, revive e atualiza de maneira sacramental, com a Igreja, a força do amor que luta para que a vida se realize plenamente em cada pessoa, cada comunidade e no mundo inteiro. É a Páscoa contínua.Cada dia desta semana santa  , nos revela, no mistério da paixão pascal, dimensões que nos alimentam de forças para o encontro com a fonte inesgotável – Jesus, o ressuscitado. Por isso, consideramos cada dia com sua riqueza de sentido e diversidade simbólica. E  com o coração envolvido na esperança pascal, os pés no chão da cultura do nosso povo e um olhar livre para amar; preparamos as liturgias, procurando sempre fidelidade a tradição da Mãe Igreja e, ao mesmo tempo, buscamos de dentro do baú da vida e da história, tesouros escondidos e muitas vezes esquecidos, para dar novos passos nas celebrações  de nossa paróquia.


                        Pe. Valdir Campelo Cabral 

Nenhum comentário:

Postar um comentário